Histórico e Perfil Corporativo

Em 1943, o fundador Othon Lynch Bezerra de Mello criava a Companhia Brasileira de Novos Hotéis, que se transformou na maior rede hoteleira do Brasil com capital nacional.

Há mais de seis décadas no mercado hoteleiro, Hotéis Othon é uma das maiores redes brasileiras de hotéis. Ao mesmo tempo em que desfruta da tradição e do respeito conquistado em todos esses anos, a Rede Othon não deixa de pensar no futuro. Por isso, está investindo na revitalização dos hotéis, visando o turismo de negócios.

O primeiro hotel da rede foi aberto no Rio de Janeiro, em 1943, e chamava-se Hotel Aeroporto, hoje Aeroporto Othon Travel. Nos anos 50 foi inaugurado o Othon Palace na capital paulista. Até os anos 70 foram construídos mais sete hotéis em Copacabana. Em 1975 a rede inaugurou o Bahia Othon Palace em Salvador. No ano seguinte foi inaugurado o Rio Othon Palace que é, até hoje, a principal unidade da rede. Poucos anos depois abria as portas o Belo Horizonte Othon Palace.

A partir do ano 2000, a Rede Othon passou a atuar também no exterior através de contratos de administração, contando naquele ano com 11 unidades. Sua bandeira, na época, estava em cinco países: França, Portugal, Estados Unidos, Argentina e Peru.

Em 2003, a Rede Othon decidiu investir em um novo gênero de hospedagem com a criação da marca Othon Pousadas que administrava pousadas em Petrópolis e Paraty. No mesmo ano teve início a administração e comercialização de condomínios com a marca Othon Flats (atualmente Othon Suítes), que tem sede em São Paulo e onde há atualmente cinco empreendimentos classe A.

Atualmente a rede de Hotéis Othon conta com 12 hotéis, sendo quatro próprios e oito Administrados. A Rede Othon está presente no Rio de Janeiro, Macaé, São Paulo, Araraquara, Saõ Carlos, Matão, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Natal e Recife.

O projeto de renovação conserva as características arquitetônicas marcantes da época de construção de suas propriedades, sem se esquecer das facilidades da hospedagem moderna.

A primeira unidade revitalizada foi o Bahia Othon Palace, com a construção do novo Centro de Convenções. Em seguida foi à vez do Belo Horizonte Othon Palace.

O Rio Othon Palace, localizado na praia de Copacabana, continua sendo uma referência na hotelaria nacional de luxo. São 572 apartamentos, distribuídos em trinta pavimentos. Com a revitalização, sete de seus andares passaram a categoria LUXO e atendem a um público bem específico, os executivos. Todos possuem internet banda larga, camas king size, TV com tela plana e telefone direto com duas linhas. As suítes possuem banheiras de hidromassagem. Além disso, os restaurantes ganharam novas decorações e a área de lazer da piscina mobiliário novo e moderno.

Cada vez mais os Hotéis Othon investem na melhoria do atendimento, se tornando uma referência na arte de receber seus hóspedes. Além disso, a Rede mantém parcerias para cuidar de projetos sociais, como a inclusão de portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho hoteleiro, o Projeto UERÊ, que atende a menores carentes e o projeto de proteção ambiental CLEAN THE WORLD entre outros. É por tudo isso que três gerações de hóspedes são atendidas por três gerações de profissionais que prosseguem na carreira hoteleira. Assim, os hóspedes se sentem em casa, com todo o conforto e atenção que merecem.

O Grupo Othon conta ainda com uma extensa rede de vendas, com centrais de reservas no Rio de Janeiro e em São Paulo, escritórios em todo o Brasil, representantes comerciais dentro e fora do País, além de várias operadoras de telemarketing e um sistema de reservas eletrônicas. Para completar, é uma das poucas empresas no Brasil a integrar com seu próprio código WW o Global Distribution System aliança estratégica com a WORLDHOTELS, que permite a qualquer agência do mundo fazer reservas de quartos em todos os hotéis da rede. Em 2010 a Rede Othon firmou aliança com a VOILÁ, uma das mais tradicionais empresas de administração de programa de fidelidade.

A rede possui uma gestão eficiente e estrutura organizacional focada em um rigoroso processo de controle de custo e busca de resultados e rentabilidade e foco ainda maior na excelência no atendimento, com crescimento sustentável e retorno crescente para nossos acionistas.

O setor hoteleiro no Brasil apresenta grande perspectiva de crescimento em decorrência dos eventos esportivos programados para o futuro e aumento da atividade econômica e renda no país, com consequente aumento do fluxo de hóspedes corporativos ou em viagens de lazer.